Ácido Ribonucleico


Definição
Ácido ribonucleico - O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas, é um tipo de ácido nucleico, uma molécula polimérica linear formada por unidades menores chamadas nucleótidos. Intervém em várias funções biológicas importantes como a codificação genética, e a descodificação durante a tradução de proteínas, regulação e expressão dos genes.
Estrutura/Composição do RNA
A molécula de RNA é composta por ribonucleotídeos, os quais são formados por uma ribose (açúcar), um fosfato e as bases nitrogenadas.
As bases nitrogenadas são classificadas em:
-
Adenina (A) e Guanina (G): purinas
-
Citosina (C) e Uracila (U): pirimidinas

Tipos de RNA
RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas. Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.
O RNA mensageiro (RNAm)- é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
O RNA transportador (RNAt)- também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr)- chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.

RNA Polimerase
O RNA polimerase é o nome da enzima que auxilia na catalisação da síntese (Produção) do RNA. A partir de uma molécula de DNA ela é formada por um processo chamado de transcrição.
Riboenzimas
As proteínas enzimáticas formadas por RNA são chamadas de ribozimas. Essas enzimas estão relacionadas com a síntese de proteínas nas células. Sua principal função é acelerar a velocidade de algumas reações químicas permanecendo quimicamente intactas após a reação.
Diferenças entre DNA e RNA
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Mapa Mental (RNA)
