top of page
download_edited.jpg

Sinais Auxiliares da Escrita

depositphotos_29045375-stock-photo-abstract-3d-background.jpg

Definição 

Os sinais de pontuação e os sinais gráficos auxiliares da escrita são usados na linguagem escrita e servem para: Representar pausas, destaques, entoações e transmissão de sentimentos e intenções existentes na linguagem oral, marcando o ritmo de um texto.

Sinais auxiliares da escrita

Tradicionalmente, distinguem-se nos sinais gráficos:

Sinais ortográficos: acento agudo, acento circunflexo, acento grave, til, trema, cedilha, apóstrofo.

Sinais de pontuação: vírgula, ponto final, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, aspas e aspas altas (ou comas duplas), plicas (ou comas  simples), travessão, hífen, parênteses [curvos, angulares ou rectos (colchetes)], chave (ou chaveta), alínea, barra (direita e esquerda), asterisco, texto incompleto, parágrafo.

Segundo a TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário de Portugal) publicada em portaria, temos:

 

Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo.


Notações léxicas: til, trema, cedilha.


Sinais de ligação: hífen, apóstrofo.


Sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois-pontos, ponto-e-vírgula, vírgula, reticências, travessão.    

Sinais auxiliares de escrita: parênteses (rectos e curvos), aspas e aspas altas, asterisco, chaveta.


Configuração gráfica: alínea, parágrafo, espaço (linhas, palavras, letras), margem (superior, inferior, lateral).

 

Sinais De Pontuação

Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estilística.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Ponto (.) - O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período. O ponto é, ainda, utilizado nas abreviações e é um sinal de pontuação que indica uma pausa longa.

Vírgula (,)- A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível.

Ponto e Vírgula (;)- O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Dois Pontos (:)- O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Ponto de Exclamação (!)- O ponto de exclamação é usado na escrita para indicar diversos tipos de entonação: exclamativa, como alegria, dor, entusiasmo, raiva, surpresa, entre outras ocorrências. (Emoções)

Ponto de Interrogação (?)- O ponto de interrogação é um sinal usado para marcar, na escrita, a entonação de perguntas.

Reticências (...) - Reticências são o sinal de pontuação usado para indicar, principalmente, hesitação ou interrupção no enunciado, deixando implícito que existe uma lacuna no discurso. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

Aspas (" ") - As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.  Exemplo, Então ele disse: “Pare imediatamente com isso!”.

Parenteses (( ))- Os parênteses são um par de sinais de pontuação cujo tem a sua aplicação na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase.

Travessão(-) - O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala.

Sinais Ortográficos

Sinais gráficos ou diacríticos são certos sinais que se juntam às letras, geralmente para lhes dar um valor fonético especial e permitir a correta pronúncia das palavras.

Acento Agudo (´ ) - é colocado sobre as vogais, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma aberta, como em: pé, máquina e revólver.

Acento Grave ( ` )-  é colocado apenas sobre a vogal a, indicando que há crase, ou seja, que ocorre a contração da preposição a com outra palavra. É usado em poucas palavras: à (a + a); às (a + as);

Acento Circunflexo (^)- Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.

Til (~) - Também conhecido como “tilde”, é usado nas vogais para indicar nasalidade(Quanto o som pronúnciado sai das narinas). o Til (~) é um sinal gráfico e não um acento. Exemplo: A palavra "Botão" 

Cedilha (ç) - A cedilha é um sinal diacrítico que serve para mudar a sonoridade da letra C, indicando que ela passa a ter som de [S]. Como junto às vogais E e I, a letra C já possui naturalmente som de [S], o uso do cedilha é desnecessário.

Apostrófo(') - O apóstrofo ( ' ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão (Retirada) de letras numa palavra, como cobra-d'água (para cobra de água), pingo d'água (para pingo de água), pasta d'água, moto d'água, Vozes d'África ou Santa Bárbara d'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

O RESUMO DESTE CONTEÚDO ENCONTRA-SE NESTES VIDEOS ACIMA

bottom of page