top of page

Mitose

3587962.png
mitose-imagem-destaque_edited.jpg

Definição 

MitoseA mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.

 

Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.

1 Etapa: Prófase

A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular.

De início ocorre uma modificação no núcleo pelo aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo. Esse fato faz com que o citoplasma se torne mais denso. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.

No começo da prófase cada cromossomo se apresenta constituído por dois filamentos denominados cromátides, unidos pelo centrômero. À medida que a prófase progride, os cromossomos tornam-se curtos e aumentam sua espessura. É a espiralização cromossômica.

Enquanto os cromossomos estão se condensando, o nucléolo começa a se tornar menos evidente, desaparecendo ao final da prófase.

O desaparecimento do nucléolo está relacionado ao fato de cessar a síntese de RNA nos cromossomos. Sendo o nucléolo um local de intensa síntese de RNA-r, com a condensação dos cromossomos essa síntese cessa e o nucléolo desaparece.

A modificação no citoplasma verifica-se na duplicação dos centríolos. Após duplicarem-se, estes migram em direção aos polos da célula. Após chegarem aos polos são envolvidos por fibras que constituem o áster. Entre os centríolos que se afastam, aparecem asfibras do fuso mitótico.

Ocorrem dois tipos de fibras: as fibras contínuas, que vão de centríolos a centríolos e as cromossômicas ou cinetocóricas, que só surgirão na prometáfase.

Prometáfase

A prometáfase começa com a desintegração da carioteca. Quando isso acontece, os cromossomos caem no citoplasma e dirigem-se à região equatorial da célula, aonde vão se prender as fibras do fuso por meio de centrômero. OBS: "A prometáfase não é uma fase descrita por todos os autores. Muitos consideram apenas a prófase, metáfase, anáfase e telófase como sendo fases da mitose."

2 Etapa: Metáfase

Na metáfase os cromossomos presos ao fuso pelo centrômero, encontram-se no plano equatorial da célula formando a chamada placa metafásica, equatorial ou fuso mitótico

Nessa fase da divisão celular, os cromossomos permanecem parados por um longo tempo. Enquanto isso, no citoplasma, verifica-se intensa movimentação de partículas e organelas, que se dirigem equitativamente para polos opostos da célula.

3 Etapa: Anáfase

 inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente, separando as cromátides-irmãs.

Assim que separam, as cromátides passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos, e são puxados para os polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.

Quando os cromossomos-irmãos atingem os polos da célula, termina a anáfase. Assim, cada polo recebe o mesmo material cromossômico, uma vez que cada cromossomo-irmão possui a mesma informação genética.

 4 Etapa: Telófase

- Fase final da mitose;

- Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso;

- Os cromossomos descondensam-se;

- Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);

- No final dessa fase, observa-se a divisão do citoplasma (citocinese) e a distribuição das organelas entre as células-filhas. Nas células animais, a citocinese acontece por estrangulamento em razão do aparecimento de um anel de actina e miosina na região equatorial da célula. Por se iniciar na periferia da célula, essa citocinese é

 

Mitose em vegetais

A mitose em vegetais apresenta algumas diferenças quando comparada à mitose dos animais. A primeira diferença está no fato de que não existem centríolos nas células da planta e nem surgem os ásteres. As fibras do fuso, no entanto, também surgem nessas células.

Outra diferença importante está na citocinese. Esse processo, na célula vegetal, ocorre com a formação inicial do fragmoplasto, um conjunto de microtúbulos que orienta a deposição de bolsas liberadas pelo complexo golgiense. Essas bolsas são ricas em pectinas e fundem-se, formando a lamela média. Essa citocinese é centrífuga, pois se inicia no centro da célula.

Importante: Alguns autores consideram outra etapa na mitose, a prometáfase. Essa fase, situada entre a prófase e a metáfase, tem início com a destruição da membrana nuclear e termina com a formação da placa metafásica

Etapa 5 ou Fase Final: Citocinese

   citocinese é o processo final no qual o citoplasma de uma célula eucariota se divide para formar duas células filhas. Consiste, portanto, na divisão do citoplasma, normalmente começa assim que a mitose termina, com alguma sobreposição. É importante notar que a citocinese ocorre de formas diferentes em células animais e vegetais. Citocinese em células animais e vegetais.

kisspng-cytokinesis-cell-interphase-kine

Importância Biologica da Mitose 

 

A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos​ fazendo com que o corpo renove suas celulas mantendo-o assim sempre com celulas novas. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.

Resumo da Mitose
(Mapa Mental)

O RESUMO DESTE CONTEÚDO ENCONTRA-SE NESTES VIDEOS ACIMA

bottom of page