Meiose
.png)

Definição
Meiose - A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe ou seja ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade. Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides.
Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.
Meiose I
A meiose I caracteriza-se por ser a primeira divisão da meiose, sendo esta uma etapa chamada de reducional, pois ela originará duas células com metade do conjunto de cromossomos original. A meiose I pode ser dividida didaticamente em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I.
1 Etapa: Prófase I
A prófase I é a primeira etapa da meiose I, e, assim como na mitose, observa-se a movimentação do centrossomo, formação do fuso, quebra do envelope nuclear e condensação progressiva dos cromossomos. Didaticamente, costuma-se dividir a prófase I da meiose em cinco fases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
-
◦Leptóteno: Durante essa etapa, observa-se a condensação dos cromossomos, os quais já estão duplicados. É possível observar o cromossomo formado por duas cópias unidas pelo centrômero. É importante salientar que as cópias do cromossomo duplicado que estão ligadas entre si são denominadas cromátides irmãs.
-
Zigóteno: Nessa etapa da prófase I, ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos. À medida que os cromossomos homólogos duplicados se aproximam para o pareamento, observa-se que uma complexa maquinaria proteica (complexo sinaptonêmico) garante a conexão e alinhamento dos cromossomos. Devido ao fato de o cromossomo estar duplicado, o par de homólogos apresentará quatro cromátides. Essas cromátides constituem uma bivalente ou tétrade.
-
Paquíteno: Quando o complexo sinaptonêmico se forma e os cromossomos estão alinhados e conectados, dizemos que ocorreu a sinapse, sendo esse o ponto de início para a etapa conhecida como paquíteno. Os cromossomos em sinapse permitem a ocorrência de um fenômeno conhecido como crossing over, no qual ocorre a permuta de material genético entre os cromossomos homólogos. O crossing over é muito importante para o aumento da variabilidade genética.
-
Diplóteno: Nessa etapa, os cromossomos homólogos iniciam sua separação devido à dissociação do complexo sinaptonêmico. É possível perceber durante esse estágio uma conexão em forma de X entre os cromossomos homólogos pareados. Essas conexões são chamadas de quiasmas e representam um sítio de crossing over.

2 Etapa: Metáfase I
Na metáfase I, a membrana celular desaparece. Os pares de cromossomos homólogos se organizam no plano equatorial da célula. Os centrômeros do cromossomo homólogos se ligam a fibras que emergem de centríolos opostos. Assim cada componente do par será puxado em direções opostas, Esta que diferentemente da Metafase II ocorre

3 Etapa: Anáfase I
Na anáfase I, os cromossomos homólogos que estavam pareados na placa equatorial da célula começam a ser puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula. Cada cromossomo possui um par de cromátides unidas pelo centrômero. Nessa fase, as proteínas coesinas são degradadas e os quiasmas desaparecem.

4 Etapa: Telófase I
Na telófase I os cromossomos dotados de duas cromátides são separados em dois lotes para os pólos da célula, o fuso acromático se desfaz, os cromossomos se descondensam, a carioteca se refaz ao redor de cada lote cromossômico e os nucléolos reaparecem. Após esses processos ocorre a citocinese.

Meiose II
A meiose II é a segunda divisão da meiose, sendo essa etapa considerada equacional. Ela é chamada de equacional porque ocorre apenas a separação das cromátides. É importante deixar claro que, entre a meiose I e a meiose II, não há nenhuma duplicação do material genético.
1 Etapa: Prófase II
As células-filhas iniciam a primeira etapa, a prófase II. Nesse momento, os cromossomos se condensam e é formado o fuso. Os nucléolos e a membrana nuclear fragmentam-se novamente. Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação.

Etapa 2: Metafase II
citocinese é o processo final no qual o citoplasma de uma célula eucariota se divide para formar duas células filhas. Consiste, portanto, na divisão do citoplasma, normalmente começa assim que a mitose termina, com alguma sobreposição. É importante notar que a citocinese ocorre de formas diferentes em células animais e vegetais. Citocinese em células animais e vegetais.

3 Etapa: Anáfase II
A anáfase II é um processo muito semelhante à anáfase da mitose, onde ocorre a separação das cromátides irmãs dos cromossomos duplicados.

4 Etapa: Telófase II
Na telófase II, última etapa da meiose, há uma reorganização da célula. O envoltório nuclear e o nucléolo reaparecem, os cromossomos começam a se descondensar e, ao mesmo tempo em que a telófase ocorre, o citoplasma divide-se (citocinese). O produto final do processo será quatro células haplóides (n). Essa fase recebe o nome de etapa Equacional.


Importância Biologica da Meiose
A meiose é extremamente importante, pois garante a formação de células com metade do número de cromossomos. Em animais, a meiose é responsável por produzir os gametas, que, ao se fundirem, formam um indivíduo diploide, garantindo, desse modo, a manutenção do número de cromossomos da espécie e também é responsável pela variabilidade Genetica (Crossing-Over)

Resumo da Meiose
(Mapa Mental)
