top of page

Estrutura dos Cromossomos

4072385.png
bc861357eecf6ecf0f5a3b00b101f0ad.jpg

Definição 

CromossomosOs cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas. Nas células procariontes, observamos um cromossomo circular; nos eucariontes, os cromossomos são lineares e estão localizados no interior do núcleo.

HistonasProteínas responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA. Importantes na regulação dos genes, tornando os genes mais ou menos acessíveis à ação da RNA-polimerase.

Estrutura dos Cromossomos

Os cromossomos, como já dito, são formados por DNA e proteínas associadas, um complexo chamado de cromatina. As proteínas associadas ajudam a enrolar a molécula de DNA, reduzindo seu comprimento. Na cromatina, observamos a presença, principalmente, das proteínas denominadas de histonas.

Quando a célula entra em divisão celular, verificamos alterações na estrutura da cromatina, que se torna altamente compactada, formando o que chamamos de cromossomos. Na fase de metáfase, observa-se o período de maior condensação, sendo possível contar e analisar melhor os cromossomos." Os cromômeros, centrômero, satélite, cromatídeos e a zona SAT são as partes do cromossomo. Os cromômeros diz respeito aos engrossamentos que possuem estruturas irregulares.

Estrutura de um Cromossomo

TelómeroOs telômeros ou telómeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossoma

CromátideCromatídio ou cromátide é cada um dos dois filamentos de DNA ( ácido desoxirribonucleico) formados pela duplicação de um cromossomo durante a fase S ou síntese da Intérfase. Durante a mitose, as cromátides permanecem unidas pelo centrômero e são chamadas "cromátides-irmãs".

Sátelite - Em citologia e genética, o termo satélite ou zona SAT refere-se a um segmento cromossômico separado do restante do cromossomo por uma constrição secundária subterminal. Além do centrômero, alguns cromossomos podem apresentar uma ou mais constrições secundárias durante a metáfase.

Constrição SecundáriaA constrição secundária é geralmente observada em ao menos um dos cromossomos do conjunto haplóide da cada espécie. Os cromossomos que contêm essa constrição são geralmente vistos, durante a prófase, associados ao nucléolo, ou seja na região organizadora do nucléolo,  sempre mantém sua posição, então pode ser usada como marcador para identificar cromossomos específicos. Um cromossomo que apresenta satélite é denominado cromossomo satélite ou cromossomo SAT.

CentrómeroO centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular, é a região mais condensada do cromossomo, normalmente localizada no meio dessa estrutura, onde as cromátides-irmãs entram em contato.

Braço CromossomicoA região onde está localizado o centrômero dividirá o cromossomo em duas partes distintas que recebem o nome de braços cromossômicos.

 

Cromómero - São engrossamentos bastante irregulares com aspecto de granulações, presentes em toda a extensão da cromatina;

Número de cromossomos de uma espécie


Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Em uma célula somática humana, observamos a presença de 46 cromossomos; nas células sexuais, há apenas 23 cromossomos. Essa redução nas células sexuais é importante para restabelecer o número de cromossomos da espécie após o processo de fecundação.

Dizemos que as células somáticas são diploides porque possuem dois conjuntos cromossômicos, estando os cromossomos, portanto, aos pares. Os cromossomos semelhantes que formam cada um desses pares são chamados de homólogos. Nas células sexuais, não há homólogos, mas apenas um grupo de cromossomos. Essas células, portanto, são haploides.

Tipos de Cromossomos

 

A classificação dos cromossomos ocorre conforme a posição dos centrômeros:

  • Metacêntrico: Centrômero em posição mediana. Os dois braços possuem o mesmo tamanho.

  • Acrocêntrico: Centrômero próximo de um dos extremos do cromossomo. Um dos braços fica grande e o outro menor.

  • Telocêntrico: Centrômero em uma das extremidades. O cromossomo apresenta um único braço;

  • Submetacêntrico: Centrômero pouco deslocado da região mediana. Os braços ficam em tamanhos desiguais.

types_cromo1 (1)_edited.jpg
bottom of page