Ciclo de Krebs


Definição
Ciclo de Krebs - O Ciclo de Krebs é uma série de reações anabólicas e catabólicas com objetivo de produzir energia para as células, sendo uma das três etapas do processo da respiração celular. Nas células eucariontes, o ciclo acontece na matriz da mitocôndria, já nos organismos procariontes esse etapa acontece no citoplasma, Tendo como produto final do processo, um saldo de seis moléculas de NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzido), duas moléculas de FADH2 (flavina adenina nucleotídeo reduzido), duas moléculas de ATP (adenosina trifosfato) e quatro moléculas de CO2 (dióxido de carbono).
Etapas do Ciclo de krebs (Resumo)
O ciclo de Krebs é uma série de reações químicas que ocorrem nas mitocôndrias das células eucarióticas, onde a glicose é oxidada e transformada em energia para o corpo.
Aqui estão as etapas do ciclo de Krebs explicadas de forma mais simples possível:
-
A primeira etapa começa com uma molécula de ácido pirúvico (resultado da glicólise). Essa molécula é transformada em uma molécula de acetil-CoA e dióxido de carbono é liberado.
-
A molécula de acetil-CoA se junta a uma molécula de ácido oxalacético para formar uma molécula de citrato.
-
A partir daí, o citrato é modificado em várias etapas, liberando dióxido de carbono e produzindo ATP (energia).
-
No final do ciclo, a molécula de ácido oxalacético é regenerada e pode começar o ciclo de novo.
Para ser mais preciso, aqui estão as etapas completas do ciclo de Krebs:
-
O ácido pirúvico é transportado para a mitocôndria e é convertido em acetil-CoA, através de uma reação com a enzima piruvato desidrogenase. Durante essa reação, uma molécula de NADH é produzida e uma molécula de dióxido de carbono é liberada.
-
A molécula de acetil-CoA se junta a uma molécula de ácido oxalacético para formar uma molécula de citrato, que é a primeira molécula do ciclo de Krebs.
-
A partir daí, o citrato passa por várias reações químicas, liberando dióxido de carbono e produzindo ATP e outras moléculas de NADH e FADH2 (que são usadas em outras partes do processo de produção de energia).
-
No final do ciclo, a molécula de ácido oxalacético é regenerada e pode começar o ciclo de novo.
-
Essas reações ocorrem em um ciclo contínuo, produzindo energia que é usada pelo corpo para realizar todas as funções necessárias. Espero que esta explicação tenha sido útil e tenha ajudado você a entender melhor o ciclo de Krebs!

Reações do Ciclo de Krebs
Com a formação do acetil-CoA é dado início ao ciclo de Krebs, na matriz das mitocôndrias. Ele integrará uma cadeia de oxidação celular, ou seja, uma sequência de reações a fim de oxidar os carbonos, transformando-os em CO2.
Etapas do Ciclo de Krebs
Com base na imagem do ciclo de Krebs, acompanhe o passo a passo de cada reação:
Etapas (1 - 2) → A enzima citrato sintetase catalisa a reação de transferência do grupo acetil, proveniente da acetil-CoA, para o ácido oxaloacético ou oxaloacetato formando o ácido cítrico ou citrato e liberando a Coenzima A. O nome do ciclo está relacionado com a formação do ácido cítrico e as diversas reações que decorrem.
Etapas (3 - 5) → Ocorrem reações de oxidação e descarboxilação originando ácido cetoglutárico ou cetoglutarato. É liberado CO2 e forma-se NADH+ + H+.
Etapas (6 - 7) → Em seguida o ácido cetoglutárico passa por reação de descarboxilação oxidativa, catalisada por um complexo enzimático do qual fazem parte a CoA e o NAD+. Essas reações originarão ácido succínico, NADH+ e uma molécula de GTP, que posteriormente transferem sua energia para um molécula de ADP, produzindo assim ATP.
Etapa (8) → O ácido succínico ou succinato é oxidado a ácido fumárico ou fumarato, cuja coenzima é o FAD. Assim será formando FADH2, outra molécula carregadora de energia.
Etapas (9 -10) → O ácido fumárico é hidratado formando o ácido málico ou malato. Por fim, o ácido málico sofrerá oxidação formando o ácido oxaloacético, reiniciando o ciclo.
Ciclo de krebs (Mapa Mental)
%20(2).webp)